13 de jun. de 2010

URSO-MALAIO


Nome Comum: Urso malaio ou urso-dos-coqueiros
Nome em inglês: sum bear
Nome em espanhol: oso malaio
Nome científico: Helarctos malayanus
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Gênero: Helarctos
Comprimento: qaté 130 cm
Altura: até 60 cm
Peso: até 65 kg
Reprodução: uma cria por ano. De um a três filhotes em cada cria. Os filhotes ficam com a mãe por um ano
Período de gestação: 96 dias
Maturidade Sexual: 3 – 4 anos
Tempo de vida em cativeiro: 28 anos
Distribuição demográfica: encontrado sudeste asiático, de Myanmar e Tailândia à Malásia, Sumatra e Bornéu.
Habitat: vivem na selva tropical, sozinhos ou em pequenos grupos.
Alimentação: os ursos malaios são onívoros e seu alimento preferido é os brotos de coqueiros, mas o urso malaio come também insetos, pequenos mamíferos, aves, ovos e mel. Ele aprecia também os cupims.
Característica Física: Tem a cabeça grande, focinho comprido, olhos brilhantes e orelhas pequenas. A pelagem marrom-brilhante é áspera. As garras não são retraveis. É o menor dos grandes ursos ainda vivos e é chamado de “sun bear” (urso do sol) por causa de suas manchas visivelmente amarelo-alaranjadas no tórax.
Estilo de vida: Os ursos-malaios agarram superfícies com facilidade, devido às solas sem pêlos de seus pés, e suas garras curvas fazem com que sejam hábeis escaladores. Eles também usam suas garras fortes para abrir colméias e outros ninhos de insetos. Os menores entre os grandes ursos, estes animais passam grande parte do dia nas árvores, onde constroem abrigos para dormir.
Status: AMEAÇADO: Como o habitat do urso-malaio está se tornando cada vez mais limitado, às vezes ele procura alimento em terras cultivadas. Ele é caçado por causa de sua vesícula biliar e garras, usadas pela medicina tradicional chinesa. Por esses motivos, o urso-malaio está ameaçado de extinção.
O urso malaio filhote não é um animal perigoso. Na Índia ele é criado como bicho de estimação e os filhortes são admitidos nas casas, onde brincam com as crianças. Quando adultos, ele são mesno delicados e mais daninhos.

Nenhum comentário: