13 de jun. de 2010

MURIQUI O maior primata das Américas

Ameaçado






NOME COMUM: Muriqui
OUTROS NOMES: Mono carvoeiro, Mono
NOME EM INGLES: woolly spider monkey
NOME EM ITALIANO: Murichi
NOME CIENTÍFICO: Brachyteles arachnoides
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Primatas
GÊNERO: Brachyteles
FAMILIA: Atelidae
SUBFAMÍLIA:
CARACTERÍSTICAS:
Ameaça de extinção: A espécie está seriamente ameaçada de extinção, classificada como em alto risco pela IUCN(1978), e USDI(1980) - apêndice 1 das CITES. Isto ocorre pela caça ilegal e pela destruição dao habitat natural. Ele só é encontrado nos remanescentes da Mata Atlântica do Sudeste do Brasil.
Distribuição Geográfica: Mata Atlântica sensu latu Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo.
Ocorrencia: A área de distribuição do muriqui abrangia o sul do estado da Bahia passando pelos estados do Espirito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais indo até São Paulo, possivelmente ocupou também o Norte do Paraná. Pode ser encontrado habitando matas primárias e secundárias. Atualmente sua população ocupa pequenos fragmentos sendo a maior população conhecida concentra-se no Parque estadual de Carlos Botelho contudo outros estudos são fundamentais para o conhecimento preciso do tamanho de sua população e de sua real área de distribuição atual. Não existem registros recentes da espécie no estado da Bahia. Há registros da ocorrencia da espécie no Parque Nacional do Caparaó (MG/ES), Reserva biológica Augusto Ruschi (ES), Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo de Cunha, Estação Ecológica da Jureia-Itatins, Parque Estadual de Carlos Botelho, Fazenda Inter-Vales, no Estado de São Paulo e Estação Biológica do Sossego, Estação Biológica de Caratinga, Parque Estadual do Rio Doce em Minas Gerais.
Características físicas: Maior primata das Américas, endêmico da Mata Atlântica. A cabeça é redonda, o corpo é pesado, os membros são longos e esbeltos; o rabo é mais longo que o corpo, desnudo em baixo perto da ponta, e preênsil.
Pelagem:
espessa de coloração amarelada
Cauda: longa preênsil, com terço final desnudo, servindo de superfície táctil e preensora.
Comprimento: Corpo 46 a 63cm. Rabo 65 a 80cm.
Peso: 12kg (fêmeas) e 15kg (machos).
Locomoção: Seu principal modo de locomoção é através da braquiação, realizada através dos membros e mãos alongadas. O polegar é vestigial ou ausente, e a mão é utilizada como gancho.
Alimentação: Estudos mais detalhados por Milton (1984, 1985) observou que os Muriquis gastam mais de 50 por cento de seu tempo forrageando e alimentando-s de folhas. Também se alimentam de frutas e flores.É um animal que tem características próprias de frugívoros e de folívoros
População: Aproximadamente 700 to 2,000 animais (Martuscelli, et al. 1994).
Estilo de vida: De acordo com Torres de Assumção (1983) o grupo varia e são encontrados animais de acordo com a distância em que eles percorrem: 7 ou 8 indivíduos em 170 ha., 13 em 105 ha., 12 em 217 ha., e 30 em 580 ha. O grupo com 13 macacos possuem 4 machos de adulto, 4 fêmeas de adulto, e 5 jovem.
Os machos permanecem nos grupos que nascem durante toda a vida, eles são intolerantes com os machos de outros grupos. Segundo Milton (1984, 1985) diariamente movimentam-se durante uma hora e percorre uma média aproximada de 630 metros.
A moradia das fêmeas é calculado para cobrir aproximadamente 70 ha., inclusive uma área de 4 ha. onde o animal descansa freqüentemente e dorme. Não há nenhuma defesa territorial, entretanto há uma hierarquia de domínio entre fêmeas, e machos são dominantes a fêmeas.
Nº de filhotes: O Muriqui dá à luz a um único filhote.

Nenhum comentário: